2.6.09

A CRISE, QUE CRISE?

É muito comum ouvir-se hoje em dia falar de crise. Crise de valores, de conceitos, de príncipios, de ideologias, na economia, na politica, na religão, na cultura. Parece que o mundo todo entrou num processo caótico, desgovernado e não consegue mais dar uma explicação satisfatória para o embaralhamento geral das coisas.Principalmente as pessoas de mais idade, que formaram suas cabeças e idéias em décadas anteriores, falam com mais enfase desta crise, dizem que hoje o mundo está como que esfacelado e caminha de uma forma desregrada, não se sabe muito bem, para onde. Há um mal estar no momento atual, isto é inegavél.
As pessoas vivem mas acham que não tem mais o mesmo estímulo para fazer as coisas que antes faziam. Empurram a vida em vez de viver e vêem de uma hora para outra desaparecer todas as coisas que antes davam sentido à sua existência, que lhes indicavam por que causa deveriam lutar, para onde deveriam dirigir sua vida e a razão de fazer a sua vida ter um sentido.
As pessoas repetem todos os anos as mesmas experiências: Passagem de Ano, Feriado de Carnaval, Festa da Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Férias de Julho, Dia dos Pais, o Natal e novamente a Passagem de Ano, em suma, vivem todos os anos uma sequência regular de repetições. Isso lhes transmitem uma falsa sensação de segurança, mas a realidade é, que tudo isto gera uma correira sem se sair do mesmo ponto.
Ai esta a raiz desta crise , ela é uma crise existêncial, a mãe de todas as crises. As pessoas vivem por viver, sem perspectivas, e não se dão conta que suas vidas estam sendo manipuladas, perderam o senso de direção, cadê a bussola?
Mas o Apóstolo Paulo nos deixou a receita para vivermos estes dias, sem crise, esta lá na carta aos Romanos no capitulo 12:2: "Não vos conformeis com este século,mas transformai-vos pela renovação de vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradavél e perfeita vontade de Deus". Para que você fixe em sua mente este conselho de Paulo, vamos ler esta passagem na tradução da Biblia Viva que é numa linguagem de mais fácil compreenção: " Não imitem a conduta e os costumes das pessoas deste século, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão, de experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem".
Nós Cristãos fomos chamados para fazer diferente, não para sermos como os demais, mas ser o diferencial, por tanto , foooora crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário